Brincar e aprender

“Eu estou investindo nessa proposta porque ela reforça minhas ideias e ideais de trabalhar a base da educação. Aqui, nós enfatizamos tudo aquilo que já praticamos em sala de aula”.  A análise é do professor Elias Gonçalves Paes, do município de Urucará, que desde segunda-feira (07) participa do 2º Encontro entre Professores  Formadores e Orientadores de Estudo. As atividades iniciaram no Centro de Formação Padre Anchieta, no bairro do Japiim e terminaram na Faculdade de Educação (Faced) na Ufam. O evento compõe o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O Lúdico e os Gêneros Textuais foram as temáticas abordadas durante os três dias de atividades. Para a professora- formadora Eliete Maria da Silva Rabelo,  a receptividade dos professores tem superado as expectativas.

Rabelo pontua que os professores orientadores e professores alfabetizadores já começam a perceber na prática, a importância do PNAIC. “Hoje, eles (os alfabetizadores), percebem a dificuldade do aluno e modificam a metodologia de acordo com a necessidade da criança”.

Jocilene de Jesus Fernandes de Castro, de Urucurituba, ressalta que o lúdico já integra as ações dos professores em seu município, mas a diferença é  o acompanhamento que o Pnaic proporciona por meio dos encontros presenciais.  “O Pnaic não fica só na teoria, nós vemos uma aplicação prática do que aprendemos e isso nos estimula”.

O Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC),  que no Amazonas  conta com a mediação do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino (Cefort).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Links úteis