CEFORT inicia cursos em 2011

alt

O CEFORT, em parceria com a Secretaria de Educação Básica/MEC, inicia amanhã, 28 de abril de 2011, quatro novas turmas do curso de Humanidades nas Séries Iniciais, destinado a professores das Redes Públicas de Ensino. Trata-se de ação complementar às formações realizadas em 2010, que certificaram 1.116 professores nos Estados do Amazonas Amapá, Maranhão e Pernambuco.

As novas turmas estão distribuídas entre os municípios de Manaus (2), Novo Airão (1), Rio Preto da Eva (1) e Tefé (1), totalizando 105 cursistas, que serão orientados por cinco formadores do CEFORT, a saber, os professores: Neiza Teixeira, Márcio Jesus Vieira Bernardo, Maria Belacilda Feitoza, Maria Sônia Oliveira e Rita Eutópio da Silva.

Com foco principal nas áreas de História e Geografia, o projeto visa o desenvolvimento de investigação pedagógica específica, centrada na articulação dos conhecimentos escolares com as referências culturais e locais de socialização e formação do estudante.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Luiz Carlos Cerquinho, os resultados alcançados pela ação, desde sua origem, constituem avanços pedagógicos e acadêmicos no âmbito da formação continuada em rede, trazendo novas abordagens metodológicas envolvendo a pesquisa e a inovação dos conteúdos de humanidades.

O projeto Humanidades nas Séries Iniciais faz parte do Plano de Ações Articuladas, este que está vinculado ao Plano de Desenvolvimento da Educação, do Governo Federal. Careiro da Várzea, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru e Maués são os municípios do Amazonas que já foram beneficiados pelo curso.