CONCLUÍDA A 1⁰ FASE DO CURSO DE HUMANIDADES NO AMAPÁ
O CEFORT encerrou, no dia 24 de agosto, as atividade referentes à 1⁰fase do Curso de Humanidades para Professores das Séries Iniciais no Amapá. As formações, que aconteceram concomitantemente em Macapá e Oiapoque, contemplaram 210 professores da Rede Púbica de Ensino do estado.
Em ambos os municípios, as atividades iniciaram-se por meio de um seminário, onde estiveram presentes gestores, supervisores educacionais e técnicos da Secretaria de Educação, os quais, na ocasião, puderam conhecer melhor o trabalho realizado com os professores das escolas públicas.
Oiapoque: o começo do Brasil
Segundo Adiel Leão, formador responsável pelos cursistas de Oiapoque, os cursistas do município participaram de forma integral das atividades e compreenderam o objetivo da formação proposta pelo CEFORT. “Identificamos essa premissa por meio do compromisso e interesse demonstrado pelos textos propostos nessa fase de fundamentação”, afirma. Segundo ele, ouvir os professores e conhecer suas realidades é um fator importante para o desenvolvimento do curso. “Nos baseamos nas experiências relatadas por eles para convencionarmos a metodologia de acordo com as peculiaridades culturais, geográficas e históricas de Oiapoque, que possui uma cultura muito rica e miscigenada”, explica.
A capital, Macapá
De acordo com Fernando Barbosa, um dos especialistas responsáveis pela formação em Macapá, realizar o curso em uma capital é diferente de realizá-lo no interior, visto que as especificidades dos lugares mais urbanizados influenciam no processo de formação. “Nas cidades maiores, é comum que as pessoas sejam mais ocupadas e consumidas pelas tarefas do dia-a-dia, que são mais intensas”, afirma. Para ele, observar tais características é importante para o refinamento constante das técnicas utilizadas na formação do indivíduo. “Cabe a nós, formadores do CEFORT, estarmos sempre em processo de amoldamento de nossas práticas e pensarmos em metodologias específicas de trabalho para realizarmos em cada realidade, como é o caso dos professores de centros mais urbanizados”, ressalta.
A equipe
Participam da formação no Amapá, uma equipe de seis especialistas do CEFORT, formada pelos professores Iglê Wanzeler, Neiza Teixeira, Mônica Lobato, Adiel Leão, Fernando Barbosa e Kelem Priscila Buraslam. Com a volta dos formadores para Manaus, os cursistas encontram-se na fase de aplicação do questionário nas escolas, coletando dados da realidade local. No questionário, constam questões relacionadas aos seguintes aspectos:
- Aspectos sócio-culturais e de socialização da criança
- Categorias geográficas do ambiente educacional da criança
- Categorias históricas de abordagem da formação da criança
- Condições pedagógicas da escola para o trabalho com história e geografia
Essas atividades precedem mais 2 encontros entre formadores e cursistas do Amapá, os quais acontecerão em outubro e novembro de 2010. No próximo encontro, a partir da investigação coletada, serão formulados projetos ou planos didáticos que serão aplicados nas escolas.
Entenda o Curso de Humanidades
O Curso de Humanidades para Professores das Séries Iniciais é parte integrante do Plano de Ações Articuladas (PAR) – programa vinculado ao Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Federal (PDE). É realizado por meio da parceria estabelecida entre MEC, Secretarias de Educação e UFAM (por meio do CEFORT/FACED) e conta com metodologia e materiais didáticos elaborados pelo próprio CEFORT, tais como materiais impressos/fascículos e vídeos educativos. Após as fases presenciais, a formação continua em laboratório ambientes hipermídia de aprendizagem (Moodle).
A ideia do curso surgiu por conta da necessidade de maior formação cultural e Humanística dos alunos das séries iniciais. No total, são 4 os estados abarcados pelo projeto: Amazonas, Amapá, Maranhão e Pernambuco, além do Distrito Federal, visando atingir a meta de 1.270 certificações.