Curso A Escola e a Cidade
A formação cidadã na perspectiva da cidade educadora

Nesta sexta-feira (06) e no sábado (07), acontecem as atividades do “Curso ‘A Escola e a Cidade’: a formação de professores e agentes culturais na perspectiva da Cidade Educadora”. A abertura institucional contará com a presença do professor Roseni Lira (FACED/UFAM), que fará a introdução temática do curso.

O curso integra a Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica na Modalidade semipresencial, que é acompanhada no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, ancorado no sistema Moodle. As atividades que iniciam este mês serão concluídas em julho deste ano. A meta é formar 80 profissionais entre Educadores e Agentes Culturais da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, que atuam com crianças e adolescentes, na Educação Infantil e Ensino Fundamental. A carga horária é de 200 horas.

Logo após a abertura, a turma será divida em dois grupos: o Grupo 1 irá para o Laboratório do CEFORT e o Grupo 2 vai para uma sala de aula da FACED. Neste encontro presencial que se estende até sábado (07) às 12h, os cursistas iniciam as atividades da disciplina Introdução Tecnológica e Conceitual.

Novos conceitos

A iniciativa tem como objetivo possibilitar aos Educadores e Agentes Culturais a oportunidade de conhecer, socializar e interagir com os novos conceitos acerca da aprendizagem e a formação cidadã, na perspectiva da cidade educadora.

O curso está ancorado numa perspectiva construtivista, dialógica, que permite as interações entre os diferentes sujeitos que atuam em instituições sociais e espaços culturais numa dinâmica de construção e reconstrução do conhecimento considerando as práticas sociais.

Para efetivar a articulação entre as referências conceituais e as práticas pedagógicas, o projeto prevê mapeamento de práticas e atores sociais favoráveis aos processos educativos e de aprendizagem escolares e não escolares. Assim, será elaborado projeto de intervenção educativa, seja no âmbito das escolas da Educação Infantil, Anos Iniciais, nos espaços do entorno da escola, do bairro e da cidade.

Consolidado por meio da parceria com o Ministério da Educação – MEC e a Universidade Federal do Amazonas – UFAM, o Curso será desenvolvido pelo Centro de Formação, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para Redes Públicas de Ensino – CEFORT/UFAM, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

A metodologia envolve momentos presenciais e semipresenciais com acompanhamentos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

A sistemática metodológica e desenvolvimento do curso incluem: fundamentação teórica, orientações metodológicas para investigação pedagógica; elaboração de projeto de intervenção educativa, registros, sistematização da produção pedagógica, finalizando com a socialização da produção pedagógica em Seminário, contemplando a sistemática do CEFORT/FACED/UFAM.

Este projeto vem atender as ações educativas que acontecem em rede usando os equipamentos disponíveis e potencialidades de experiências que permitam aprender nos espaços da escola, da sociedade, da cidade e do meio rural.