Curso “A Escola e Cidade”
Planejamento e prática da Educação Integral em pauta

A quinta edição do encontro presencial do Curso “A Escola e a Cidade: a formação de professores e agentes culturais na perspectiva da Cidade Educadora”, será realizada nesta nesta sexta-feira (29), na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) das 08h às 17h.

O curso é desenvolvido pelo Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino (CEFORT), da Faculdade de Educação (FACED/UFAM).

Nesta quinta etapa presencial o curso desenvolverá a disciplina: “Planejamento e Prática de Educação Integral em espaço escolar e não escolar”, com uma carga horária de 20 horas.

As atividades da disciplina envolvem uma exposição do conteúdo sobre a elaboração de projetos pedagógicos; oficinas de elaboração do projeto, coordenadas por professores  da sala ambiente, com acompanhamento e orientação pedagógica dos professores tutores e coordenação.

O projeto elaborado nessa disciplina resulta dos processos de apropriação conceitual e investigação realizada na escola e em seu entorno. O objetivo é estreitar a articulação e o diálogo da escola com a comunidade criando possibilidades de ampliar o olhar da escola – educação formal, com as práticas educativas desenvolvidas nos espaços da cidade, na perspectiva da Educação Integral, Formação Cidadã e Cidade Educadora.

Este projeto vem atender as ações educativas que acontecem sob a forma de rede usando os equipamentos disponíveis e potencialidades de experiências que permitam aprender nos espaços da escola, da sociedade, da cidade e do meio rural.