Curso de Humanidades na rota final de suas atividades

O Curso de Humanidades para Professores das Séries Iniciais segue rumo ao final de suas atividades. No Amazonas, o curso já foi totalmente concluído. Já os estados do Amapá, Maranhão e Pernambuco se encontram em fase de organização da última fase do curso, que consiste nos seminários de avaliação e socialização das atividades.

No Amazonas, o curso foi realizado de junho a outubro de 2010, formando aproximadamente 280 professores das Redes Públicas de Ensino, atuantes em sete municípios do estado. Cada município contou com seu próprio seminário de socialização, reunindo formadores e cursistas que, na ocasião, apresentaram os projetos pedagógicos desenvolvidos durante o curso.

No Amapá, onde o curso foi iniciado em setembro deste ano, os cursistas se encontram em fase de aplicação dos conhecimentos adquiridos, executando, nas escolas onde atuam, os planos desenvolvidos no decorrer do curso. Tanto em Macapá quanto em Oiapoque, o seminário de socialização deverá acontecer na primeira quinzena de dezembro.

Maranhão também se encontra na fase de aplicação dos planos desenvolvidos durante o curso. O seminário de socialização deve acontecer de 29 de novembro a 03 de dezembro, concomitantemente, nos 5 municípios abarcados pelo projeto: São Luiz, Cururupu, Bacabal, Caxias e Presidente Dutra.

Apesar de ser o município com a maior demanda de cursistas, Pernambuco também se encontra em fase final das atividades. Para atender a esta demanda, o CEFORT capacitou 17 Tutores locais, os quais foram responsáveis pela transferência dos conhecimentos aos professores/cursistas. No estado, o seminário de socialização das atividades ocorrerá nos dias 09 e 10 de dezembro.

Haverá, também, um grande seminário final, o qual avaliará as atividades realizadas nos 4 estados abarcados pelo projeto. O evento acontecerá em Manaus, 17 de dezembro, das 8h00 às 18h00, no auditório Alalau/FACED/UFAM, e contará com a participação de formadores e autoridades ligadas à educação de todos os estado envolvidos.

O Curso de Humanidades para Professores das Séries Iniciais é parte do Plano de Ações Articuladas, do MEC, e é realizado em parceria entre a SEB/MEC e municípios. O projeto possui por objetivo a formação continuada de 1.270 professores da Rede Pública de Ensino, com foco principal nas áreas de História e Geografia. A ideia do curso se deu por conta da necessidade de formação cultural e humanística dos alunos das séries iniciais.