Curso de Pós Graduação em Gestão Escolar aborda o direito e as políticas de educação no Brasil

Desde o dia 20 de março, 416 gestores escolares, divididos em turmas, participam de encontros presenciais nos municípios do interior do Amazonas e em Manaus. A atividade integra o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar. As atividades terminam em 01 de abril e abrangem a apresentação nas salas ambiente de dois módulos disciplinares: Fundamentos do Direito à Educação, pelo professor Rosenir de Souza Lira e Políticas e Gestão na Educação, pela professora Euzeni Araújo Trajano.

Apesar da rotina intensa dos gestores escolares, eles têm respondido positivamente ao curso. As disciplinas que iniciaram em março, terminam no mês de maio totalizando 120 horas de estudos nesse período.

A disciplina Fundamentos do Direito à Educação abrange os processos que constituíram a educação como um direito universal; a contextualização histórico-social do Direito à Educação no Brasil e os problemas e perspectivas da gestão escolar no sentido da promoção do direito à educação.

A disciplina Política educacional e Gestão na educação enfoca a política educacional como política pública no contexto da sociedade brasileira; a escola e a sala de aula como o locus de materialização da política educacional; dificuldades e possibilidades na construção de uma gestão democrática; financiamento da educação no Brasil e suas implicações sociais, econômicas e políticas; o controle social dos gastos públicos em educação; fontes de financiamento e sua relação com a organização do trabalho escolar; aplicação e gestão dos recursos financeiros na escola na perspectiva democrática e outros subtemas também são enfocados.

Nesta fase estão sendo retomados os conteúdos da disciplina anterior, além de discussões e esclarecimentos sobre a questão do plágio acadêmico e suas estratégias de prevenção.

Formação continuada

O curso possui por objetivo a formação continuada e pós-graduada de gestores educacionais (diretores e vice-diretores) atuantes na Rede Pública de Ensino, distribuídos entre capital e interior do estado. As aulas são ministradas na modalidade a distância para os cursistas residentes tanto em Manaus quanto no interior, por meio de ambiente virtual de aprendizagem (moodle), com o início de cada disciplina realizado de forma presencial.

Espera-se que, por meio do curso, sejam ampliadas as habilidades dos gestores, principalmente as capacidades de análise, resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos educacionais. Espera-se, sobretudo, contribuir para o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Manaus, visto que a capital amazonense ficou entre as últimas capitais no ranking de 2009. A ação faz parte do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, abrigado no CEFORT e coordenado pela professora Zeina Rebouças Thomé.

O programa é parte integrante do Plano de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (PDE/MEC), e é realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).