Educação a Distância

Encontro reúne 500 professores

 

Um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de objetivos educacionais cujo princípio e fim sejam conhecidos tanto pelos professores quanto pelos alunos. Essa é a definição de uma sequência didática, que foi tema da disciplina Organização do Trabalho Pedagógico em Educação Infantil. A disciplina integra o Curso de Pós Graduação a Distância em Educação Infantil oferecida pelo Cefort aos professores da rede pública municipal de ensino.

As atividades presenciais que reuniram 500 professores na quarta(16)  e na quinta-feira (17), ficaram concentradas no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Semed, e na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizados no bairro Nossa Senhora das Graças.

Maria Sônia Oliveira, professora da Faced e coordenadora do projeto, explica que o curso foi pensado de modo a articular conhecimentos teóricos à prática. “Cada etapa do curso foi desenvolvida para que o professor faça um estudo sobre sua atuação, reflita sobre sua prática e reestruture suas ações. De nossa parte,reavaliamos o que pode ser melhorado, enfocando sempre as necessidades de cada escola” .Cada módulo do curso tem carga horária que varia de 40 a 60 horas.

Para a professora Marcela Monteiro que trabalha no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Jauary Guimarães de Souza Marinho, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, o curso está acrescentando e reforçando os conhecimentos que adquiriu na faculdade e que por conta da correria cotidiana não estavam sendo aplicados. “As aulas têm o acompanhamento dos tutores e há um grande envolvimento da equipe do Cefort para que nós aprendamos”.

A professora Luziene do Vale destaca que além do conteúdo, a proposta tecnológica do curso ministrado à distância foi um estímulo a mais. “Eu era leiga nessa área, mas hoje já domino com tranquilidade a plataforma tecnológica do curso. Além disso, os conteúdos estimulam muito”.

Além da plataforma tecnológica que conta com tutores para esclarecimentos e dúvidas e orientações no ambiente virtual, as equipes do Cefort também vão às escolas para acompanhar a evolução dos professores.

O curso de Pós Graduação em Educação Infantil, é o primeiro curso a distancia dessa modalidade no Brasil. É uma ação promovida pelo Cefort que conta com o apoio do  Ministério da Educação e da Secretaria Municipal de Educação, que já sinaliza uma demanda significativa  de professores para uma segunda edição do curso.

A Pós Graduação deste ano iniciou em novembro de 2012 e finaliza em abril do ano que vem.

O próximo encontro presencial está programado para novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Links úteis