Formadores planejam 3º ano do PNAIC

Desde terça-feira (08), 16 Professores Formadores das áreas de Língua Portuguesa, de Matemática e de Ciências Humanas e da Natureza do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC, participam da 2ª Jornada Pedagógica de Planejamento da Formação Continuada do Ano III do Pacto no Amazonas.

Até a próxima terça-feira (15), eles trabalham no planejamento do primeiro encontro referente ao terceiro ano do PNAIC, previsto para o período de 21 de setembro a 15 de outubro.

“Estamos estudando os textos, preparando materiais, fazendo uma síntese dos principais pontos  das abordagens, socializando esses textos, trazendo-os para discussão e implementando  sugestões e possibilidades para trabalhar a questão da prática pedagógica tendo como foco a interdisciplinaridade para este primeiro encontro”, explica professora Clotilde Tinoco Sales, Coordenadora Pedagógica do PNAIC.

Perspectiva interdisciplinar

Neste encontro, o trabalho se pauta na perspectiva interdisciplinar. Enquanto em seu primeiro ano o  o foco do PNAIC  foi no estudo da Linguagem e nos anos 2 e 3 na  Alfabetização Matemática e nos Complementos de Linguagem, em 2015 há um esforço para a prática interdisciplinar.

“Nosso maior desafio é aprender o que é interdisciplinaridade; conceitos de multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e aprender que esses movimentos ultrapassam simplesmente uma vontade ou objetivo de integrar conhecimentos. Essa vontade expressa o sentimento, o pensamento, o cotidiano de toda criança. É uma questão de planejamento e de visão da realidade, do contexto integrando  o conhecimento essas abordagens científicas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Links úteis