Mais 2,7 mil professores alfabetizadores recebem certificados do PNAIC

Mais de 2,7 mil professores alfabetizadores das redes municipal e estadual de ensino já estão recebendo os certificados dos anos de 2013, 2014, 2015 e 2015 da participação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Entre os principais resultados do PNAIC no Estado, está o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), conforme registrou a coordenadora institucional do programa, professora Zeina Rebouças Corrêa Thomé.

A entrega está sendo feita no Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino (Cefort) da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), responsável até este ano pela aplicação do programa em todo o Estado.

No total, 2.000 professores alfabetizadores e 50 orientadores de estudo da Semed Manaus receberão os certificados, enquanto da Seduc Manaus, são 700 professores e 20 orientadores de estudo.

Entre os principais resultados do PNAIC no Estado, está o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, que passou de 3,0 em 2013 para 3,5 em 2015. O Amazonas e Pernambuco foram únicos Estados brasileiros que cresceram em todos os níveis do Ideb 2015 tanto nos anos iniciais e finais do ensino fundamental quanto no ensino médio.

Em âmbito municipal, Manaus também teve bom desempenho, atingindo a nota 4,3 nos Anos Finais. O resultado foi superior a meta de 3,8 determinada pelo Ministério da Educação (MEC) para a capital amazonense. A projeção do MEC era que a rede alcançasse esse resultado apenas em 2019. Nesta faixa, a maioria das unidades da Federação ficou abaixo do esperado. Apenas os estados de Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso, Ceará e Goiás conseguiram bons resultados.

O PNAIC foi lançado pelo Ministério da Educação em 2012, visando mudar a situação da alfabetização tardia no Brasil, por isso foi realizado entre municípios, Distrito Federal, estados e governo federal. O objetivo do pacto é alfabetizar em Português, Matemática e Ciências Humanas e da Natureza todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental.

O programa apoia as escolas públicas em diferentes necessidades: formação continuada de professores alfabetizadores, com cursos presenciais e bolsas de estudos. Também distribui gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias, além de outras tecnologias educacionais como jogos.

Os professores poderão receber até o dia 23 deste mês, no horário das 08h30min às 12h00min e das 13h30min às 17hs na Sala de Reunião do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino (Cefort/Faced/Ufam).

A professora Zeina Thomé, afirma que os resultados do programa mostram a eficiência do trabalho do Cefort, contribuindo de maneira significativa para mudar o perfil do professor alfabetizador e colocar o Amazonas nos primeiros lugares nos resultados dos índices nacionais de alfabetização.