Curso de Humanidades: Novas Fases realizadas

Desde a segunda quinzena de agosto, o CEFORT/FACED está mais movimentado: uma equipe de 20 profissionais da Educação está empenhada na realização de novas fases do Curso de Humanidades nas Séries Iniciais nos estados do Amazonas, Amapá, Maranhão e Pernambuco.

No Amazonas, dois meses após a primeira fase do Curso – que aconteceu em junho deste ano – 8 formadores dividiram-se entre capital e municípios do interior para ministrar a segunda fase, no período de 25 a 02 de agosto. A partir da segunda quinzena de setembro, a maior parte dos municípios ingressará na última fase. Participam do Curso 280 professores da Rede Pública de Ensino dos municípios de Manaus, Iranduba, Itacoatiara, Careiro da Várzea, Maués, Coari e Manacapuru.

No Maranhão, 175 professores/cursistas, instruídos por 3 formadores, finalizaram a 1⁰fase do Curso na segunda quinzena de agosto; a próxima está prevista para a segunda quinzena de setembro. Os municípios contemplados são: São Luiz, Cururupu, Bacabal, Caxias e Presidente Dutra.

Pernambuco é o estado com o maior número de cursistas: 584 professores de séries iniciais, atuantes nos municípios de Petrolina, Vitória, Salgueiro, Garanhuns, Limoeiro, dentre outros.  Para atender essa demanda, dois especialistas do CEFORT trabalham na formação e acompanhamento de 17 Tutores locais, que ficam responsáveis pela transferência dos conhecimentos aos professores.

O Estado do Amapá inicia a 1 fase na segunda quinzena de setembro de 2010, estando a próxima fase prevista para a segunda quinzena do mês de outubro. Participarão do Curso, que será ministrado por 6 formadores do CEFORT/UFAM, 210 professores atuantes nas escolas públicas dos municípios de Macapá e Oiapoque. De acordo com o cronograma, o Curso no Estado será concluído na primeira quinzena de novembro.

A metodologia do curso é basicamente a mesma nos quatro estados. São três fases presencias onde ocorre a apropriação dos conceitos básicos que possibilitam a investigação do modo de vida e perfil sociocultural dos estudantes; a elaboração do planejamento do ensino e da aprendizagem de História e Geografia, com base na investigação sobre o aluno; e o desenvolvimento de projetos de aprendizagem pelos professores/cursistas nas salas de aula onde atuam, aliando teoria à prática. Para desfecho, há um Seminário para socialização das experiências e certificação expedida pela UFAM. Após as frases presenciais, o Curso continua por meio de um ambiente virtual de hipermídia (moodle), contemplando o ensino à distância.

O projeto tem alcançado com sucesso as metas estabelecidas por seus idealizadores, proporcionando experiências enriquecedoras para a prática pedagógica, bem como para os formadores e cursistas. Segundo o coordenador do projeto, Prof. Luiz Carlos Cerquinho, em agosto, o projeto atingiu quase 100% da meta estabelecida quanto ao número de cursistas, foi alcançado. “Alcançamos o número de 1.056 professores, sendo que nossa meta é de 1.270”, explica.

O Curso de Humanidades para Professores das Séries Iniciais – fruto da parceria entre a SEB/MEC, SEDUC, SEMED e UFAM – está em vigor desde janeiro de 2010, e tem por objetivo a formação continuada de 1.270 professores da Rede Pública de Ensino dos estados do Amazonas, Amapá, Maranhão e Pernambuco, além do Distrito Federal, com foco principal nas áreas de História e Geografia. A ideia do curso se deu por conta da necessidade de formação cultural e humanística dos alunos das séries iniciais.

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