CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES

 Os Sete Saberes necessários à Educação do Presente

 

A Universidade Estadual do Ceará em parceria com a UNESCO e a Universidade Católica de Brasília realizarão no período de 21 a 24 de setembro de 2010, a Conferência Internacional –  Os Sete Saberes para uma Educação do Presente.

Maiores informações acesse:

http://www.uece.br/setesaberes/

“A estrutura de conteúdos da Conferência está organizada ao redor dos Setes Saberes para uma Educação do Futuro, de autoria de Edgar Morin, articulando-se ao redor dos seguintes blocos temáticos: 1) As cegueiras do conhecimento; 2) Os princípios do conhecimento pertinente; 3) Ensinar a condição humana; 4) Ensinar a identidade terrena; 5) Enfrentar as incertezas; 6) Ensinar a compreensão; 7) A ética do gênero humano.

Além desses temas, serão desenvolvidos mais outros dois círculos temáticos, considerados urgentes e necessários: 8) Perspectivas universitárias a partir dos sete saberes: experiências, reflexões e propostas; 9) Propostas educacionais inovadoras e criativas: dificuldades e facilidades na sua implementação.

Círculos de Diálogos. Cada um dos saberes dará origem a um Círculo de Diálogo, com duração prevista de 2 h e 30 minutos cada. Cada círculo de diálogo será coordenado por um especialista na área e contará também com dois debatedores de notório saber em relação a esta temática. Cada círculo deverá produzir um documento de recomendações a respeito do conteúdo temático trabalhado. Para tanto, almeja-se também que este evento inaugure um processo com novas possibilidades de participação, de reflexão, de intercâmbio de experiências, de formalização de projetos e desenvolvimento de pesquisas, ou seja, ações que impliquem compromissos de caráter político-institucional por parte de entidades nacionais e internacionais;

Após a Conferência, várias atividades serão desenvolvidas voltadas para a consolidação do documento com propostas e recomendações extraídas dos diversos Círculos de Diálogos e para o desenvolvimento de projetos relacionados a esta temática. Pretende-se, com isto, instaurar e garantir um diálogo permanente com a sociedade, em torno desta temática.

Posteriormente, será feito o encaminhamento das recomendações propostas às instituições nacionais e internacionais, para as devidas providências. Pretende-se, também, comprometer diferentes instituições para captação de recursos e financiamentos de futuros projetos inovadores e de atividades relacionadas à temática trabalhada, em especial, àqueles voltados para a formação docente, a produção de materiais, entre outras atividades.

(Informações extraídas do documento elaborado por Maria Cândida Moraes – UCB/DF/Brasil e Juan Miguel Batalloso Navas – IPF/Espanha).”

 

Fonte: http://cev.org.br/comunidade/corporeidade/debate/conferencia-sobre-os-sete-saberes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Links úteis