Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Investindo no ensino e aprendizagem

Através do CEFORT e em parceria com o Ministério da Educação e a SEDUC/AM, a Universidade Federal do Amazonas iniciou hoje (26) no auditório Rio Solimões (ICHL), as ações do Programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), que abrange a realização de Cursos para Formadores Regionais, Orientadores de Estudo, desdobrando atividades formativas para professores que atuam nas Escolas Estaduais do Ensino Médio.

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/PNEM surge das necessidades indicadas de investimento nos processos pedagógicos da formação dos estudantes do Ensino Médio, sendo instituído através da Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013/MEC.

A abertura oficial contou com a participação de representantes da UFAM, SEDUC e Coordenação do CEFORT. A apresentação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e do Projeto no Amazonas foi destacado. Em seguida, houve orientação Metodológica da Oficina –Memória dos Professores sobre seu processo formativo no Ensino Médio.

À tarde, aconteceu a exposição “Histórico, Juventude e Currículo do Ensino Médio na perspectiva da Formação Humana Integral. Em seguida, houve a orientação quanto à exposição do vídeo: Juventude: Programa Nota 10.

A orientação grupo de Trabalho: divisão dos subgrupos centrados na reflexão os cadernos 2 e 3 (O jovem e os desafios para o currículo do ensino médio), encerrou a programação do primeiro dia do evento.

Confira a programação dos próximos dias:

2° DIA (27/08)

08h30 – Exposição: Áreas do conhecimento, currículo e gestão escolar. 10h00 – Intervalo. 10h15 – Exibição do Vídeo com Roteiro de Apreciação. 10h30 – Orientação dos Grupos de Trabalho: Leitura e reflexão dos cadernos 4 e 5. 12h00 – Almoço 13h30 – Atividades Orientadas de elaboração de sistematização dos temáticos dos Cadernos. 15h00 – Intervalo. 15h15 – Retorno e continuidade das Atividades 16h30 – Apresentação dialogada sobre as sínteses indicando atividades de estudos dos cadernos com o professor da escola.

3° Dia (28/08)

08h30 – Detalhamento da sistemática metodológica da Formação Continuada no PNEM no Amazonas. 09h45 – Intervalo 10h00 – Grupo de Estudo/Trabalho: Detalhamento do instrumento de investigação 12h00 – Almoço 13h30 – Encaminhamento da Atividade de Planejamento do Curso. 15h30 – Intervalo 15h45 – Socialização, avaliação e encaminhamento dos esboços de Plano de Atividades do Orientador de Estudo com os Professores. 17h30 – Encerramento.

4° DIA (29/08)

08h30 – Formação tecnológica para utilização do ambiente digital: Conceito, localização e Cadastro do Ambiente virtual do Pacto. 10h00 – Intervalo. 10h15 – Ambientação: Ferramentas principais, preenchimento de perfil, finalidades e usos do ambiente. 12h00 – Almoço 13h30 – Formação Tecnológica para utilização do ambiente digital: As salas ambiente e suas ferramentas, as mensagens. 15h30 – Intervalo. 15h45 – Uso das ferramentas e cuidados: Participação no Fórum, envio de arquivo único, Leitura  na tela e download, saindo do ambiente.

17h30 – Encerramento.