PNAIC 2015: um ano de sucesso

Com o tema “Integração de Saberes, Conhecimentos e Práticas Pedagógicas na Formação Continuada em Alfabetização para os Orientadores de Estudo do PNAIC ano III – Amazonas 2015”, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, conclui mais um ciclo com êxito no Estado.

O evento aconteceu no período de 04 a 05 de dezembro e reuniu mais de 300 participantes da capital e do interior na Faculdade de Estudos  Sociais (FES) da UFAM. O objetivo geral foi promover a reflexão sobre a prática docente na perspectiva interdisciplinar no ciclo de alfabetização no âmbito do PNAIC no Amazonas  em 2015.

A programação foi extensa: palestras, mesas redondas, relatos de experiências, atrações culturais e ateliês de aprendizagem mostraram a interdisciplinaridade do PNAIC e as experiências práticas do programa na capital e nos municípios do interior.

No primeiro dia, um dos pontos altos da programação foi a palestra “Pode a escola ser outra coisa? Propostas modestas para a construção de uma escola básica empenhada em procurar a igualdade e respeitar a diferença”, proferida pelo professor  Antônio Neves Duarte Teodoro, doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa; professor de Sociologia  da Educação e Educação Comparada, diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação da Universidade Lusófona e professor visitante da UNINOVE em São Paulo.

À tarde houve os relatos de experiências dos professores dos municípios de São Paulo de Olivença, Fonte Boa, Amaturá e São Gabriel da Cachoeira.

Paralelamente a esta atividade, houve a realização dos ateliês de aprendizagem nas salas de aula da FES com experiências criativas de professores da SEMED, dos municípios de Urucará, Tefé, São Sebastião do Uatumã e Novo Airão.

No sábado pela manhã foi a vez da mesa renda “PNAIC na perspectiva da Educação Inclusiva: limites e possibilidades do trabalho pedagógico com alunos autistas, deficientes visuais e deficientes auditivos”.

No encerramento do seminário a Coordenadora Institucional do PNAIC no âmbito do Amazonas pela Universidade Federal do Amazonas, professora Zeina Rebouças Corrêa Thomé, agradeceu ao empenho de todos os orientadores, formadores, alfabetizadores e aos que direta e indiretamente estão empenhados no programa e deu uma boa notícia: o PNAIC continua no ano de 2016.