PNAIC

A relação entre a Alfabetização Matemática e a Linguagem

Os grupos três e quatro do “Encontro com Orientadores de Estudo Alfabetização Matemática e Estudos em Linguagem”  do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) terminou nesta quinta-feira (25), na Faculdade de Educação (FACED) da UFAM. No total, 220 professores orientadores do interior do Estado participaram do evento que teve início na segunda-feira (22).

Nos três primeiros dias do encontro enfoque foi direcionado para a Alfabetização Matemática. No último dia a complementação da Linguagem foi o destaque. O professor formador do PNAIC Waldemir Júnior, explicou que neste primeiro Encontro foram desenvolvidas atividades de aprofundamento sobre o planejamento escolar em linguagem visando também a integração com a alfabetização matemática.

“ Nesse momento os professores orientadores estão  desenvolvendo um quadro de rotina de atividades diárias, semanais e mensais partindo dos direitos de aprendizagem na integração entre língua portuguesa e matemática e selecionando os jogos, as literaturas infantis e demais materiais disponibilizado pelo MEC. As situações didáticas, trabalhos em grupos com as crianças, trabalhos em pequenos grupos, em grandes grupo situações didáticas individuais  e em dupla, também estão sendo planejadas”, explicou.

 Aprendizagem fragmentada

Ao contrário do que aponta o senso comum, quando se fala de alfabetização infantil, a questão não se restringe ao aprendizado da língua portuguesa. As crianças  precisam aprender a ler e a escrever convencionalmente considerando  as hipóteses do processo de apropriação da escrita, mas elas também são alfabetizadas a partir do conhecimento matemático, pontuou o professor Costa Júnior.

“A  criança que é alfabetizada matematicamente é aquela que sabe resolver situações, problemas do seu cotidiano partindo do trabalho com os algarismos. Só que no caso do sistema de numeração decimal, ela só vai poder ser realmente alfabetizada quando  compreender o funcionamento desse sistema, assim como ocorre no sistema de escrita alfabética. Então aí nós temos relações entre os dois sistemas que estão sendo trabalhados”.

 

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