Pnaic/Alfabetização Matemática

O papel do lúdico e do brincar na construção do conhecimento

Durante toda a tarde de terça-feira (15), 96 professores orientadores utilizaram materiais inusitados como folhas, pedras, barbante e outros para construir um ambiente alfabetizador em Matemática. Eles fazem parte do Grupo um da Formação Inicial em Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), no Amazonaas.

Os noventa e seis professores orientadores se dividiram em cinco turmas e desde segunda-feira(14), estão desenvolvendo uma série de ações para construir um ambiente lúdico para a compreensão do quanto a matemática está ligada ao seu cotidiano. Esses conhecimentos serão compartilhados com os professores alfabetizadores. O objetivo é se aproximar ao máximo do universo da criança para a construção do conhecimento em Matemática.

A professora formadora Mirna Denise Silva de Abreu, explica que na segunda-feira (14) foram discutidos os conhecimentos teóricos relacionados a Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento. Na terça pela manhã, os professores orientadores tiveram aula no laboratório do CEFORT para conhecer o ambiente virtual desenvolvido a partir da plataforma moodle, aonde será possível esclarecer dúvidas, trocar e idéias e compartilhar conhecimento com os demais professores.

O encontro do primeiro grupo que contempla professores das SEMED e SEDUC da capital, termina nesta sexta-feira (18) à tarde.

Bicho papão

Régua de medição, balança, calendário, relógio objetos do dia-a-dia que podem ser utilizados de forma lúdica para o letramento em matemática. “A criança já tem uma vivência, ela já traz de sua casa, de sua vida, experiências que podem ser aproveitadas no ensino da matemática. É um conhecimento reflexivo, que nos permite constatar que a matemática não é um ‘ bicho papão’”, salientou Mirna Abreu.

O professor formador Eriberto Façanha ressalta que já no primeiro dia de atividades, foi possível perceber que a idéia de que a Matemática é algo distante, um conhecimento acessível apenas aos que tem “inteligência acima da média” foi modificada. Os saberes das crianças como ponto inicial para o trabalho em sala de aula, facilitou a quebra desse paradigma. “É divertido perceber a matemática nas relações sociais, no lugar onde se vive, na prática de esportes”.

Um dos desafios que Façanha lançou para a sua turma de professores orientadores foi justamente gastar R$ 100 em compras num supermercado sem que houvesse troco. “Eles se divertiram muito e conseguiram cumprir a tarefa”.

O Pnaic

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido entre Governo Federal, Distrito Federal, Estados, Municípios e sociedade de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

As ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:

1. Formação continuada presencial para professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;

2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico , jogos e tecnologias educacionais;

3. Avaliações sistemáticas;

4. Gestão, controle social e mobilização.

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