PNAIC
Operações Matemáticas no cotidiano
Como usar as operações matemáticas de adição, subtração, multiplicação e divisão na resolução de problemas? A partir desta pergunta professores orientadores de 16 municípios da rede pública da capital e do interior estão desde terça-feira (28), reunidos nas salas de aula da Faculdade de Educação (FES) para trabalhar o Caderno 4 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
O Encontro com Orientadores de Estudo Alfabetização Matemática e Estudos em Linguagem reúne nesta etapa, 20 professores, que trabalham no caderno quatro, que abrange a área conceitual e procedimental. A área procedimental verifica técnicas e estratégias de cálculo mental ou escrito, assim como o uso de instrumentos e materiais manipuláveis. A área conceitual é relativa aos contextos, às ideias.
Um dos pontos em destaque nesta fase é que a partir da perspectiva do letramento, o trabalho com as operações deve estar imerso desde o primeiro momento, em situações-problema. Se adotarmos como pressuposto a necessidade de um entendimento sobre os usos das operações em diferentes contextos e práticas sociais, essas situações espontâneas de brincadeiras com jogos ganha estímulo no aprendizado da matemática.
O professor Anselmo Domingos, coordenador pedagógico de Alfabetização Matemática do PNAIC no Amazonas, salientou que o conhecimento que os Professores Orientadores estão levando para os Professores Alfabetizadores terá um efeito na dissolução de mitos sobre matemática. “Temos que trabalhar juntos pela educação no Brasil”.
Para a professora Clotilde Tinoco, Coordenadora Pedagógica de Linguagem do Pacto comemora os resultados: “ Em Linguagem conseguimos atender 8 mil e 600 professores orientadores e em Matemática a projeção é bem otimista. Todos estão de parabéns pelos bons resultados”.
O encontro termina nesta sábado (01). Este ciclo do PNAIC termina em março do ano que vem.