PNAIC

Operações Matemáticas no cotidiano

Como usar as operações matemáticas de adição, subtração, multiplicação e divisão  na resolução de problemas? A partir desta pergunta professores orientadores de 16 municípios da rede pública da capital e do interior estão desde terça-feira (28), reunidos nas salas de aula da Faculdade de Educação (FES) para trabalhar o Caderno 4 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O Encontro com Orientadores de Estudo Alfabetização Matemática e Estudos em Linguagem reúne nesta etapa, 20 professores, que trabalham no caderno quatro, que abrange a área conceitual e procedimental. A área procedimental verifica técnicas e estratégias de cálculo mental ou escrito, assim como o uso de instrumentos e materiais manipuláveis.  A área conceitual é relativa aos contextos, às ideias.

Um dos pontos em destaque nesta fase é que a partir da perspectiva do letramento, o trabalho com as operações deve estar imerso desde o primeiro momento, em situações-problema. Se adotarmos como pressuposto a necessidade de um entendimento sobre os usos das operações em diferentes contextos e práticas sociais, essas situações espontâneas de brincadeiras com jogos ganha estímulo no aprendizado da matemática.

O professor Anselmo Domingos, coordenador pedagógico de Alfabetização Matemática do PNAIC no Amazonas, salientou que o conhecimento que os Professores Orientadores estão levando para os Professores Alfabetizadores terá um efeito na dissolução de mitos sobre matemática. “Temos que  trabalhar juntos pela educação no Brasil”.

Para a professora Clotilde Tinoco, Coordenadora Pedagógica de Linguagem do Pacto comemora os resultados: “ Em Linguagem conseguimos atender 8 mil e 600 professores orientadores e em Matemática a projeção é bem otimista. Todos estão de parabéns pelos bons resultados”.

O encontro termina  nesta sábado (01).  Este ciclo do PNAIC termina em março do ano que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Links úteis