PNEM: O desafio de fortalecer o Ensino Médio no Amazonas

No terceiro dia da Formação Continuada de Professores e Construção do Conhecimento em Rede no âmbito do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), as áreas do conhecimento, o currículo e a gestão escolar foram os temas apresentados e avaliados pelos participantes.  Nesta primeira fase participam 120 professores formadores da capital, divididos em quatro turmas. A próxima formação está marcada para o período de 1º a 04 de setembro.

O curso inicial tem  duração de 32 horas, com temas que abordam o  detalhamento da sistemática metodológica da gestão da Formação Continuada no PNEM do Amazonas e a formação tecnológica para utilização do ambiente digital (conceito, localização e cadastro do ambiente virtual do pacto), entre outros.

Na  terça-feira (27) pela manhã foram apresentados os temas áreas do conhecimento, currículo e gestão escolar, e  à tarde foram formados grupos de estudo/trabalho para apresentar propostas a partir dos temas estudados no período matutino. Em seguida, houve socialização, avaliação e encaminhamento dos esboços de Plano de Atividades do Orientador de Estudos com os Professores.

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi regulamentado pela Portaria Ministerial No 1.140, de novembro de 2013. Através dele, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e distrital de educação assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atual no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas. Um portal com informações e materiais sobre o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio entrará no ar em alguns meses.

Com informações do site do Ministério da Educação: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=20189&Itemid=811 capturado em 27/08/2013.