UFAM realiza processo de certificação de 1.150 professores do Ensino Médio de Manaus/AM que participaram do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/PNEM

A Universidade Federal do Amazonas estará certificando 1.150 professores do Ensino Médio de Manaus/AM, vinculados à Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas/SEDUC. O evento de certificação ocorrerá na sexta-feira, dia 30/09/2016, no auditório Eulálio Chaves/UFAM, das 08h30min às 17h00.

Informamos que os certificados serão entregues em dois turnos para Orientadores de Estudo e Professores. Ressaltamos a necessidade de que cada Professor Cursista se apresente no mesmo turno em que está o seu Orientador de Estudo, o que requer a observação cuidadosa da relação abaixo, organizada a partir dos Formadores Regionais e Orientadores de Estudo nos turnos matutino e vespertino.

Turno Matutino

Profa. Eliane da Silva Soares Ferreira

Profa. Mª Aparecida Oliveira de Carvalho

ORIENTADORES

Turno Vespertino

Profa. Mª Madalena Jacinto Gomes

Turma do Formador Regional

Prof. Aldemir Malveira de Oliveira

ORIENTADORES

Aguardamos a todos envolvidos neste exitoso programa em nosso Estado do Amazonas.

Prof. Dr. Luiz Carlos Cerquinho de Brito

Coordenador Estadual do PNEM/UFAM

O QUE O PNEM?

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/PNEM resultou de esforço conjunto do Governo Federal, Governos Estaduais e Universidades Públicas Federais Brasileiras, visando enfrentar os problemas do ensino e aprendizagem no Ensino Médio Brasileiro e, ainda, favorecer a elevação da qualidade e índices da Educação Básica.  Os objetivos pedagógicos visaram à formação e ao acompanhamento pedagógico de Formadores Regionais, Orientadores de Estudo, Professores, Coordenadores Pedagógicos e Estudantes nas escolas do Ensino Médio do Estado do Amazonas.

A execução do programa foi realizada através do Centro de Formação, Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino/CEFORT, por meio da parceria interinstitucional entre a Universidade Federal do Amazonas/UFAM, o Ministério da Educação/MEC e a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas/SEDUC.

O referido Programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio teve seu início em 2013 e foi desenvolvido ao longo dos anos de 2014, 2015 e também em 2016, contemplando 58 municípios do Estado do Amazonas; tendo formado mais de 3.500 professores do Ensino Médio em nosso estado.

Ao longo dos últimos três anos, o programa envolveu a realização de Seminários Nacionais e Estaduais, Cursos, Oficinas, Investigação Pedagógica, Desenvolvimento de Planos e Acompanhamento Pedagógico articulando, ainda, com nossas singularidades regionais (ambientais, culturais e sociais), envolvendo escolas em áreas de populações indígenas, quilombolas, rurais, ribeirinhas, urbanas, de fronteira, assim como as diversas modalidades implicadas no Ensino Médio, como a EJA.

No Amazonas, O programa foi alicerçado em proposta pedagógica e tecnológica constituída no Cefort/FACED/UFAM, tendo como referência a experiência pedagógica dos professores no exercício profissional de ação docente, numa dinâmica que envolveu: fundamentação sobre temas curriculares e pedagógicos do Ensino Médio, investigação e análise da realidade do ensino e da aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e registro de experiências com os estudantes nas escolas, concluindo com a socialização das experiências formativas em Seminários locais e estaduais.

O material didático-pedagógico das atividades foi elaborada pelo MEC e CEFORT/UFAM, destacando-se o desenvolvimento de Ambiente Virtual de Aprendizagem específico para o Programa, o qual favoreceu o acompanhamento e as interações à distância entre os Pesquisadores, os Formadores e Orientadores de Estudo,

Durante todo o processo de concepção e definição desse Programa no Estado do Amazonas, vários investimentos pedagógicos, metodológicos e tecnológicos foram realizados com o intuito de construir alternativas significativas para as necessidades da “prática pedagógica” e que atendessem, realmente, às necessidades formativas dos Professores e Estudantes do Ensino Médio, resultando na elevação da qualidade no desenvolvimento da educação básica em nosso Estado do Amazonas.