As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) no Contexto Escolar

Investigação em como as tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem e devem ser inseridas no cotidiano do ambiente escolar.

Nosso objetivo foi analisar se no contexto escolar o uso das tecnologias da informação e comunicação apoia o processo de ensino-aprendizagem colaborativo, essa perspectiva da educação encontra-se ancorada na antropologia freiriana, visto que os educandos são concebidos como sujeitos ativos e responsáveis pela sua própria aprendizagem. Nosso trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica que nos proporcionou entender que quando as Tecnologias de Informação e Comunicação são utilizadas de modo a considerar o interesse e as necessidades dos educandos, ou melhor, para beneficiar e favorecer a integração dos estudantes de forma livre e responsável no processo de construção do conhecimento podem legitimar ao mesmo tempo os ideais da democracia nos contextos escolares. Faz-se referência como o professor pode agir no sentido de aliar as novas tecnologias às metodologias utilizadas em sala de aula, como forma de melhorar os processos de ensino e de aprendizagem. Enfoca o fato dos alunos do hoje já crescerem informatizados, o que torna imprescindível para educação que os professores e demais profissionais se qualifiquem quanto ao processo de inserir a TICS ao processo de ensino.

Para ler na íntegra acesse: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/as-tecnologias-informacao-comunicacao-tics-no-contexto-escolar.htm